quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Perfeição da Espera

Versículo Chave: (Eclesiastes 3:11a)

A perfeição da Espera - tudo fez formoso em seu tempo;

1.Esperar em Deus

As bênçãos de Deus são como bebês. Elas são desejadas, sonhadas, geradas, formadas, e então nascem. Quem tenta adiantar esse processo, acaba tendo uma "benção" má formada. Quem tenta dar um “empurrãozinho” acaba atrasando a promessa; e como as coisas de Deus são perfeitas, o que era pra ser uma bênção, se torna uma maldição!

2.Preparação (Busca e Paciência)

O fundamental é sabermos esperar, sem dúvidas, sem pestanejar ou desistir. Como Ester esperou um ano para se encontrar com o rei ou como o povo de Israel que passou quarenta anos esperando para chegar à terra prometida.Quando recebemos uma promessa de Deus, nos vemos apenas com um detalhenas mãos: A certeza que irá se cumprir! Mas quando? Essa é a pergunta que amaioria de nós fazemos a Deus e que felizmente não há resposta. Somente Deussabe quando a promessa irá se cumprir. “Tudo fez formoso em seu tempo; também

pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Eclesiastes 3:11)

Deus define o tempo apropriado para recebermos a promessa. Neste tempo de espera somos moldados e aprendemos a ser pacientes, uma virtude que nos torna mais completos e próximos a Deus.A paciência é desenvolvida através da alimentação de nosso espírito em oração e estarmos permanentes em sua Palavra, aprendendo a seu respeito e pedindo revelação ao que é necessário começar, continuar e terminar de fazer a fim de dar passos corretos em direção a promessa de Deus. Para isso é necessário tempo e é neste período que Ele trabalha em sua vida, te preparando para receber o que foi prometido. O que nos mostra que há intenção na espera.
3.Empurrãozinho? Não!

Deus trabalha em nossa vida, isso ficou claro. Esperar Nele é conceder que sejafeita a sua vontade, no seu tempo. Sobre isto é certo que Ele não necessita de um “empurrãozinho” para fazer acontecer. Não me refiro a busca, ela é fundamental. Refiro-me a querer dar uma "ajudinha" desnecessária a Deus.Abraão agiu dessa forma e atrasou a promessa que Deus tinha com ele. Em uma aparição Deus prometeu um herdeiro a Abraão (Gênesis 15:4-5), mas sua mulher Sara decide dar um “empurrãozinho” concedendo a Abraão (Com 86 anos) uma noite com Hagar (Gênesis 16:1-4), ela engravida e da luz a Ismael, o que trouxe tribulação entre ela e Sara. Em uma nova aparição (Aos 99 anos de Abraão) Deus lhe promete o herdeiro da aliança entre Ele e seu servo, deixando claro não ser Ismael a criança em questão (Gênesis 17:19-21). Um ano depois, aos cem anos de idade, Sara concede o herdeiro prometido de Abraão, chamado Isaque (Gênesis 21:1-5). Dar um “empurrãozinho” é uma armadilha com relação às promessas de Deus para nós. Além da falta de paciência, demonstra falta de confiança, isto é, falta de fé Naquele que prometeu.

4.Recompensa

Finalmente a recompensa, essa é a melhor parte, não é? Depois de ter buscado, perseverado na paciência e não ter caído na armadilha de dar um “empurrãozinho” Deus lhe concede a benção. Assim como fez com Ester (Ester 2:12) espere pacientemente pelas promessas de Deus. Não siga o exemplo de Abraão ou o povo de Israel (Deuteronômio 8:4). Seja paciente e ciente de que Deus está lhe preparando para receber o melhor, para ser aproveitado da melhor forma no momento certo. Lembre-se: “Quem espera, não vive em crise, vive em Cristo!”.Aprofunde-se- Esperar: (Isaías 40:31); (Salmos 27:14); (Eclesiastes 3)- Direção Certa: (Jeremias 10:23); (Salmos 16:11)- Abraão: (Gênesis 12-25)- História do Povo de Israel: (Exôdo, Levítico, Números, Deteuronômio e Josué)

Nenhum comentário:

Postar um comentário