sábado, 30 de julho de 2011

Jesus ou Emanuel?


Mt 1.18-25

Um anjo aparece em sonho a José e fala do nascimento de um menino, diz que o menino deveria ser chamado de Jesus, mas, de repende, cita uma profecia dando a entender que ele seria chamado de Emanuel. O menino nasce e é lhe dado o nome de Jesus. Ele deveria ser chamado de Jesus ou de Emanuel? Confesso que fiquei um pouco confuso. Não me lembro de ter lido alguma passagem do Novo Testamento em que Jesus é chamado de Emanuel, seu nome sempre foi Jesus. E porque onde entra o “Emanuel”?

O texto nos mostra que Jesus é o “Emanuel”, que significa “Deus conosco”. A importância não está na palavra e sim no seu significado. Se “Emanuel” siginifica “Deus Conosco” e Jesus é o “Emanuel”, o que o anjo estava dizendo a José naquele momento é que a partir do nascimento de Cristo nós passaríamos a contar com a presença de Deus em nosso meio. De repente tudo fica claro!

Jesus é o Deus conosco e Ele sempre será, nunca nos abandonará (Mt 28.20). É muito bom olhar para a Palavra de Deus e perceber que, mesmo que Jesus não tenha sido chamado de Emanuel, Ele verdadeiramente é o “Emanuel”, Deus conosco, Deus presente, Deus de perto, em todos os momentos.