quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Amar é mais que gostar.
"Amarás, pois o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder." - Deuteronômio 6:5

Sim, nós podemos reagir obedientemente àquilo que o nosso Salvador nos manda. No entanto, Ele sabe que não conseguimos fazer isto apenas por nós próprios. Por isso, Ele deu-nos o Espírito Santo para nos capacitar a ter uma vida de obediência amorosa. Com a Sua ajuda, podemos aprender a amar aqueles de quem não gostamos. Quem sabe? Podemos começar a gostar mesmo deles.Desde a infância que é somos encorajados a amar, nomeadamente os nossos pais, amigos, animais de estimação, e sobretudo Jesus. Mas o que é o amor?Pensamos no amor como uma emoção, um sentimento delicado, uma reação positiva. Então, quando as Escrituras nos mandam amar a Deus e o nosso próximo, nós podemos ficar confusos em relação ao significado do amor (Mateus 22:37-40). Os sentimentos não podem ser mandados. Uma mãe pode mandar o seu filho gostar de espinafres, mas ela não consegue obrigá-lo a reagir positivamente quando confrontado com uma porção desse vegetal.
Portanto, o amor deve ser mais do que uma emoção. Uma antiga tradução de um mandamento do nosso Deus pode-nos ajudar a compreender o amor como uma ação que escolhemos: "Amarás...." é escolher ser paciente, agradável, abnegado e humilde. (I Coríntios 13:4-5). Nós podemos amar os outros, apesar de não gostarmos deles, pois trata-se de uma questão de escolha.

Amar os outros, requer um coração obediente ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário